quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

exercício físico

O que todos nós já sabíamos, mas aqui está, comprovado cientificamente. Fazer desporto melhora as notas na escola. É só vantagens.  Só falta saber a quantidade de desporto que tem de ser praticado para causar este efeito.  


"Fazer desporto melhora as notas na escola. Foi isso que provaram especialistas holandeses, da Universidade livre de Amesterdão, ao relacionar pela primeira vez a prática de de exercício físico com resultados académicos.

Provada a influência positiva do exercício na função cerebral e cognitiva, já defendida noutros estudos, ensaiam-se explicações. Uma dela é a de que a prática de desporto ao melhorar a capacidade pulmonar e cardíaca leva também mais oxigénio ao cérebro. Outra das teoria explica a melhora das notas pelo facto do exercício aumentar o nível das endorfinas e das noradrenalina o que faz baixar o nível de stresse e melhorar o humor, referem os autores do estudo no “Archives of Pediatrics and Adolescent Medicine”.

Acrescentam ainda os cientistas que a prática de desporto, além de favorecer os factores de crescimento, pode melhorar o comportamento das crianças nas aulas e aumentar a concentração nos conteúdos académicos. Como base para a investigação a equipa da Universidade Livre de Amesterdão utilizou todos os trabalhos publicados entre 1990 e 2010 com referência ao desporto e à aprendizagem escolar, com crianças entre os seis e os 18 anos.

Na revisão de dados, feita nos 14 trabalhos considerados mais relevantes, os cientistas holandeses provaram a relação entre o exercício físico e as notas. Dizem, agora, ser preciso novas investigações que permitam perceber a quantidade de desporto necessária para obter benefícios cognitivos ou de rendimento."


Jornal de Notícias


Sem comentários: